24

Agita Galera

 

agita galera header 2

 

Dia 27 de Agosto todas as Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e todas as Unidades de Saúde estão convidadas a participarem conosco do Agita Galera 2021.

O tema deste ano de 2021 é "Passos Verdes!".

O objetivo é promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável por meio da alimentação e atividade física como um estilo de vida saudável e colaborativo para crianças e sua comunidade, especialmente em tempos de pandemia e suas sequelas.

TRANSFORMANDO O FUTURO COM DIVERSÃO!

.

 

O Programa "Agita Galera" se encontra dentro do Programa "Agita São Paulo" o qual foi originado pelo Programa Educação + Saúde: Não Existe Melhor Remédio, nascido da ação conjunta entre as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, tem como objetivo socializar os mais recentes conhecimentos técnico-científicos sobre saúde/doença. E, além disso, incentivar a população para a prática de ações preventivas.

O projeto, que completa 14 anos em 2021, foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A proposta básica do Projeto está apoiada na filosofia que defende a garantia de melhor qualidade de vida por meio da prática diária de 60 minutos (consecutivos ou acumulados) de atividade física.

Desde 1997 é realizado um megaevento (ação pontual), na última sexta-feira do mês de agosto, em todas as Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, o dia do Agita Galera. Nesse dia são realizadas, por alunos e professores, atividades físicas diferenciadas, dentro da escola ou em seu entorno. São atividades previstas no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, acompanhadas de propostas de reflexão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção e manutenção da saúde de toda a comunidade escolar.

Trata-se de um dia de celebração, sensibilização e valorização das atividades comumente realizadas pelos alunos durante as aulas de Educação Física. Em várias escolas existem, além das ações pontuais do Dia do Agita Galera, ações permanentes realizadas com o mesmo objetivo, obedecendo, porém, uma periodicidade (semanal, mensal, bimensal, etc.).

Considerando que:

  • O evento Agita Galera tem sido coroado de sucesso.
  • O evento requer divulgação e orientações específicas, as quais são veiculadas através de cartazes e volantes contendo informações básicas sobre os males causados pelo sedentarismo e sobre os benefícios de uma alimentação saudável aliada à pratica de atividades físicas, etc.
  • Os resultados das ações pontuais e permanentes apresentados através de relatórios postados no hotsite Agita Galera, dentro do site da Secretaria da Educação merecem ser publicados em um livro intitulado “Boas Práticas”, o qual deverá conter somente experiências exitosas de Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Justifica-se a necessidade de dotação de recurso para o custeio desses materiais. Assim, propõe-se a celebração de um instrumento jurídico adequado entre a Secretaria de Estado da Educação e o CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de aptidão Física de São Caetano do Sul, instituição de competência reconhecida nacional e internacionalmente por órgãos como Ministério da Saúde, OPA - Organização Panamericana de Saúde e OMS - Organização Mundial da Saúde.

Metas do Programa

O Programa Agita Galera é um megaprograma intersetorial em múltiplos níveis para combater o sedentarismo e promover o estilo de vida ativo no ambiente escolar. A iniciativa tem a característica pioneira nesta área de pela primeira vez coordenar ações entre as Secretarias de Estado de Educação e Saúde de São Paulo, trabalhando de forma sincronizada para objetivos comuns:

  • Aumentar o nível de conhecimento da população escolar sobre a importância da adoção de um estilo de vida ativo para a saúde.
  • E aumentar o envolvimento da população escolar com a prática de atividades físicas em seu dia a dia.

Aproveitando experiências bem-sucedidas na implementação de ações entre instituições governamentais e não-governamentais parceiras do Agita São Paulo no sentido de atender a atual recomendação da Organização Mundial da Saúde com a Estratégia Global para uma Alimentação Saudável e Promoção da Atividade Física.

Descrição das metas a serem atingidas, qualitativa e quantitativamente.

  • Fundamentação científica na concepção de metodologias e estratégias a serem utilizadas no desenvolvimento do programa Agita São Paulo com foco no escolar.

  • Capacitação de recursos humanos da Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo.

  • Elaboração do material educacional e de comunicação a ser utilizado pelo programa em suas diversas ações.

  • Implementação de programas nas unidades escolares.

  • Coordenação das intervenções institucionais das respectivas instituições educacionais Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) e Programa Escola da Família.

  • Supervisão das execuções das diversas ações realizadas por órgãos da administração pública, empresas privadas e instituições organizadas da sociedade civil.

  • Avaliação de impacto e da efetividade das intervenções e do programa de forma geral.

Acumular pelo menos 60 minutos de atividades físicas de moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana, se possível todos, através de brincadeiras e jogos.

Clique nas imagens para ver e/ou fazer o download do Manual da Comunidade Ativa e do Compilado de atividades que podem ser realizados com os participantes do Agita Galera.

manual comunidade ativa                                              2018 agita galera cartaz teaser

Alguns temas já trabalhados

Agita Galera 2011

Agita Galera 2011

“O Esporte Agita a Galera e a Escola”.

Agita Galera 2012

Agita Galera 2012

“Esporte Agita a Galera e Otimiza o Desempenho na Escola”.

Agita Galera 2013

Agita Galera 2013

"Atividades Circenses: Proporcionam alegria, desafios, felicidade e liberdade!".

Agita Galera 2014

Agita Galera 2014

"Atividade Física: um Gol de Placa, um Gol de Saúde!”

Agita Galera 2018

Agita Galera 2018

"Lançar, correr e saltar para todos mundo agitar!".

 

For more information, please contact us by phones/fax: +55 11 4229.8980 or +55 11 4229.9643 - contact