17

Quem somos

agita sp header

Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Em um processo de planejamento de dois anos o CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, buscou a parceria de profissionais dos principais Centros do Brasil e do Exterior, de onde se destacam o Aerobic Research Center e o CDC dos Estados Unidos o Health Education Authority na Inglaterra, e do Active Australia dentre outros.

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em Dezembro de 1996 e implantado em Fevereiro de 1997, com o suporte de várias organizações. Hoje, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais, e do setor privado, trabalham estabelecendo as metas, populações alvo, estratégias, ações e resultados desejados.

O nome e a mensagem do Programa

logo agita spO nome Agita foi escolhido após dois anos de estudos com a assistência de consultores de marketing. É uma palavra especial que representa não só mover o corpo para a saúde física, mas também para a mental e social, ou seja, cidadania ativa!

 A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC - Centers for Disease Control and Prevention e do ACSM - American College of Sports Medicine, de que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma continua ou acumulada.

Segundo estudo realizado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade de Harvard e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), 51 mil mortes por ano poderiam ser evitadas se a população realizasse alguma atividade física, tanto no tempo de lazer, em casa, no transporte ou no trabalho. Lembrando que atividade física pode ser qualquer movimento que aumente o gasto de energia como limpar a casa, cuidar do jardim, passear com o cachorro, praticar esportes, etc.

Os benefícios são inúmeros para a saúde física e mental.

30 minutos por dia

30 minutos por dia

Atividade Física é Saúde: Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias.
Benefícios Físicos

Benefícios Físicos

  • Controla o peso corporal.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Melhora a mobilidade articular.
  • Melhora a resistência à insulina.
  • Melhora a força muscular.
  • Aumenta a densidade óssea.
  • Melhora a resistência física.
Benefícios Psicológicos

Benefícios Psicológicos

  • Aumenta a auto-estima.
  • Diminui a depressão.
  • Alivia o stress.
  • Melhora a auto-imagem.
  • Aumenta o bem-estar.
  • Reduz o isolamento social.
  • Mantém a autonomia.
 

A escolha do Mascote do Programa

meioritoO “meiorito” mascote de Programa foi desenvolvido a partir de conceitos, sócio-culturais, pois é conhecido por sua “obsessão” por horários (ponteiros nos 30 minutos). Indicando para começar ou iniciar sua prática de atividades físicas.

Atividade Física - Você pode fazer em qualquer lugar!

mensagem atividade fisica

Histórico do Programa

A alta prevalência da inatividade física na população do Estado de São Paulo no início da década de 90, particularmente entre grupos de baixo nível sócio-econômico e subnutridos, indicava a necessidade de promoção da atividade física. Em 1995, o CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul começou a considerar como poderia contribuir com a promoção de atividade física. O Programa Agita São Paulo foi lançado em 1996 com os objetivos de combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, aumentando o número de cidades no Estado de São Paulo com programas de incentivo á prática de atividade física e aumentar o nível de atividade física e de conhecimento sobre os benefícios para a saúde na adoção de um estilo de vida ativo. Grandes desafios tiveram que ser encarados na criação do programa pois havia uma escassez de trabalhos científicos na promoção da atividade física em países em desenvolvimento, e o Estado de São Paulo compreendia á época uma população de 35 milhões de habitantes, numa área de 248.8 Km². Com 645 municípios. Por outro lado a região metropolitana de São Paulo era a segunda maior do mundo com mais de 16 milhões de habitantes. Em processo de planejamento de dois anos (1995-1996) o CELAFISCS e a Secretária da Saúde (SES-SP), buscaram a parceria de profissionais dos principais centros de pesquisa na área como o CDC “Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, o HEE - Heath Education Autority na Inglaterra e do Programa Active Austrália, cujo principal objetivo era obter experiências de outras nações e programas internacionais.

Objetivos do Programa Agita SP

  • Diagnosticar, a partir dos 14 anos de idade, o nível de atividade física do Estado de São Paulo.
  • Aumentar em (pelo menos) um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (Exercício: o sedentário para pouco ativo e o pouco ativo para ativo).
  • Incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida.
  • Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.
  • Aumentar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios de um estilo de vida ativa.
  • Incrementar o nível de atividade física da população.

Estrutura do Programa

Estrutura do Programa
O Programa Agita São Paulo é coordenado pelo CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O corpo de assessores científicos e técnicos recebe a colaboração permanente do grupo de especialistas nacionais e internacionais, o Comitê Científico. As ações são programadas por um Comitê Executivo (Colegiado) que se reúne uma vez por mês, de Fevereiro a Dezembro. Este Colegiado é composto por instituições governamentais, não-governamentais e empresas privadas, realizando ações na comunidade em três focos especiais: escolares, trabalhadores e idosos.

Chave de crescimento do programa: as parcerias

Após o período de colaboração dos principais centros de pesquisa na área dentre todas as propostas para planejar ações que alcançassem uma população de mais de 35 milhões foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiras institucionais. As organizações parceiras englobam instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas que representam o fator chave para o crescimento do Programa Agita São Paulo ao longo destes 25 anos de existência. Mais de 350 instituições discutem as principais ações do Agita em reuniões mensais, onde diferentes setores da sociedade, como educação esportes, saúde, industria, comercio e serviços estão representados. Outro importante consenso foi utilizar técnicas em “empowement” que aproveita os programas existentes ao inces da criação de novos. O programa propõe às instituições a assinatura de uma carta de intenção que expressa a vontade de colaborar com os objetivos do Agita São Paulo, sendo que a magnitude das ações desses parceiros pode ser observada no livro de Boas Práticas publicado anualmente desde 2004.

Materiais Educacionais

Os benefícios biológicos e as formas de adotar ou manter o estilo de vida ativo estão nos matérias educativos do Programa (folder, cartazes, pirâmides, adesivos, manuais) que elaborados especificamente para cada um dos focos do Programa que são os escolares, trabalhadores e idosos.

Indicadores de Impacto

Entre os escolares, conhecimento da mensagem de recomendação DAE atividade física mostra-se mais eficiente entre os das escolas públicas (participantes do Agita Galera), quando comparados com particulares (não participantes do Agita Galera) em todos os domínios (frequência, intensidade, duração e modo).

Estes dados indicam que o Agita Galera tem um papel fundamental para o conhecimento da mensagem e nível de atividade física entre os estudantes.

O Programa Agita São Paulo foi eficiente também entre os indivíduos com 50 anos de idade, em estudos feitos com indivíduos idade de 50 anos ou mais, nos anos de 1999 a 2004, concluíram que houve uma redução de sedentários e insuficientemente ativos em 30,7% e 60% respectivamente. Ocorreu também um aumento de pessoas na ordem de 61,2% nessa população.

O CDC de Atlanta procurou analisar o custo-efetividade do programa concluindo não só por ele, mas identificando o Agita como programa “cost-saving”, ou seja todos os recursos investidos são recuperados com lucro baseados nesses dados o Banco Mundial analisou o impacto econômico do programa para todo o Estado de São Paulo concluindo que o modelo do Agita representa um potencial de economia de 310 milhões de dólares ano do setor saúde.

Ações permanentes do Programa

Como o Programa Agita SP tem muito claro que os grandes eventos não são por si só suficientes para efetivar a mudança de comportamento em relação á atividade física, atividades permanentes de promoção da mensagem estão claramente determinadas e fazem parte das ações que uma instituição parceira pode realizar, dentro da própria instituição ou na comunidade com ou sem recursos financeiros. Nesse sentido a gestão móbile do modelo ecológico proposto por Sallis e Owen, permite acoplar a casa, iniciativa perante um dos determinantes da atividade física quer seja intrapessoal, ambiente social, como do ambiente físico natural ou construído.

Conclusão

Concluímos que baseados na experiência do Programa Agita São Paulo, parece que uma intervenção em diversos níveis na comunidade para promoção de atividade física pode resultar em um bom impacto se considerando no modelo:

  • princípios de inclusão
  • parceiras intelectuais e institucionais
  • equilíbrio inter e intra-setorial das parceiras
  • valorização dos programas institucionais
  • similaridade na causa e divergência na ação
  • comportamento cientifico
  • difusão pela mídia não paga
  • adaptação cultural
  • mensagens claras, simples e diretas
Atividade Física é Saúde:
Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias.

For more information, please contact us by phones/fax: +55 11 4229.8980 or +55 11 4229.9643 - contact