33

Dia Mundial de Atividade Física

2021 dmaf cartaz br

 

Após 15 anos de implantação do Programa Agita São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com a assessoria técnico-científica do CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, já considerado programa modelo de promoção da saúde pela OMS - Organização Mundial da Saúde, foi decidido durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde  teria como tema a promoção da atividade física. Desta forma nascia o Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo que pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente. A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.

Em comemoração a esse dia muitos eventos são realizados em todo o mundo, e em São Paulo o Programa Agita Mundo, através de seus mais de 400 parceiros, realiza na cidade de São Paulo a Caminhada Agita Mundo, que já reuniu mais de 15.000 pessoas na caminhada.

Caminhada Agita Mundo

A Caminhada Agita Mundo acontece todos os anos no mês de Abril em celebração ao Dia Mundial de Atividade Física. Participam do mega-evento grupos mobilizados em ônibus e transportes coletivos de todos os cantos da cidade de São Paulo e Região Metropolitana, escolares da Rede Pública de Educação, Unidades de Programa de Saúde da Família, academias, clubes, associações, sociedades médicas e civis, entidades governamentais e grupos de empresas. Também participam cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

Os preparativos para a caminhada começam desde o início do ano:

  • A mobilização para os preparativos acontece durante os quatro primeiros meses do ano, buscando contatos com todos os 645 municípios do Estado.
  • Na cidade de São Paulo temos acesso a Secretaria de Educação, Saúde, Esporte, Pessoa com Deficiência, Verde Meio Ambiente e mais de 450 entidades parceiras.
  • A atividade se inicia com a concentração a partir das 8h da manhã atrás do MASP.
  • Em três pontos da região da Paulista temos um trio-elétrico posicionado para a animação antes, durante e ao final do trajeto.
  • Na concentração são montados pontos de chegada dos ônibus com o auxílio da CET, recepção das pessoas e distribuição das camisetas do evento.
  • Em outro ponto é realizado o enchimento das bexigas com o gás para usar no trajeto e o posicionamento das faixas.
  • Existe disponibilidade de água e unidades de ambulâncias disponíveis para eventuais contratempos.
  • São colocados banheiros biológicos na concentração e na chegada da caminhada no estacionamento da Assembléia Legislativa.
  • Existe a mobilização de pelo menos 50 alunos monitores das Faculdades de Educação Física e da Escola da Polícia Militar durante todo o evento.
  • A largada se inicia as 9h com o primeiro trio elétrico e a frente dele temos a primeira da faixa alusiva ao dia.
  • Regularmente temos a presença do Governador do Estado, Prefeito do Município e demais autoridades.
  • Atravessamos a Av. Paulista com intervalos que não atrapalhem o fluxo de carros e paramos atrás do Parque Trianon para execução do Hino Nacional e saímos com o segundo e maior trio-elétrico, logo à frente (Av. Pamplona) nos encontramos com o terceiro trio-elétrico.
  • Todo o trajeto, que é de aproximadamente 5 km, é acompanhado pela Polícia Militar e a CET.

Convide um amigo ou organize seu grupo e participe conosco.

Para mais informações entre em contato conosco pelo fone: (11) 4239-3211 ou Whatsapp (11) 96865-8538