18

Quem somos

logo agita mundoISPAH logo

Agita Mundo é uma rede global desde 2015, e também um conselho independente da Sociedade Internacional de Atividade Física e Saúde, cujo objetivo principal é promover a atividade física para um estilo de vida saudável em pessoas de todas as idades e habilidades, através da mobilização social.

A Rede Agita Mundo estimula a divulgação de informações sobre os benefícios da atividade física e a realização de estratégias efetivas para aumentar o nível de atividade física da população. A rede também apoia e reconhece o desenvolvimento de programas e redes locais de atividade física no mundo todo.

A Rede Agita Mundo foi lançada em outubro de 2002, em um encontro de instituições nacionais e internacionais que representam atividade física e saúde, e é regulamentado pela Declaração de São Paulo para Promoção da Atividade Física no Mundo. Desde a sua criação, esteve sob a coordenação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

A rede desempenhou um papel fundamental na disseminação de mensagens sobre a importância e os benefícios associados à atividade física em escala global e foi responsável por conectar mais de 200 organizações em todo o mundo. Um dos papéis mais proeminentes da Rede Agita Mundo são as ativações ligadas ao Dia Mundial da Atividade Física (DMAF), celebrado a cada ano em no dia 6 de abril. Além disso, o Agita Mundo reconhece e celebra atividades do Dia Mundial de Mobilidade para a Saúde (10 de maio). Todos os anos, um tema central é selecionado pela Rede Agita Mundo, por exemplo, para 2018, o tema foi "Seja ativo todos os dias".

Tornando-se parceiro da Rede Agita Mundo você concorda em receber e compartilhar comunicações relativas às atividades do Agita Mundo e da Sociedade Internacional de Atividade Física e Saúde (ISPAH, www.ispah.org), cuja visão é: "Um mundo ativo e saudável, onde as oportunidades de atividade física e vida ativa estão disponíveis para todos e cuja missão é Avançar e promover a atividade física como uma prioridade global de saúde através da excelência em pesquisa, educação, capacitação e advocacia de direitos".

TORNE-SE PARCEIRO.
> SAIBA MAIS

Propósitos da Rede Agita Mundo

  1. Estimular a pesquisa, encorajar a disseminação da informação sobre os benefícios para a saúde da prática da atividade física e de estratégias efetivas para aumentar o nível de atividade física.

  2. Defender a atividade física e saúde e dar suporte para o desenvolvimento nacional e regional de programas e redes de promoção de atividade física.

Objetivos específicos da Rede Agita Mundo

  1. Defender a atividade física e saúde mediante o Dia Mundial da Atividade Física, assim como outros eventos baseados na comunidade e mega eventos e informar os formadores de opinião sobre a importância da atividade física para as políticas públicas.
  2. Disseminar amplamente mensagem clara simples e consistente sobre os benefícios para a saúde e sociais dos pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias.

  3. Estimular a criação de redes regionais e internacionais para a promoção da atividade física e prover o contato entre essas redes.

  4. Compartilhar boas experiências, estratégias efetivas e programas mediante os websites, reuniões, workshops e publicações.

  5. Promover e disseminar a informação sobre as abordagens inovadoras para desenvolver alianças no mundo para promoção da atividade física e da boa saúde.

Considerações Importantes

Alguns fatores mundiais foram fundamentais para a criação da Rede.

  • A alta prevalência da inatividade física (acima de 50%) nos países em desenvolvimento e desenvolvidos.
  • A contribuição da inatividade física na mortalidade total e principalmente na morbidade devido a doença cardiovascular e câncer.
  • Que a inatividade física associada ao fumo e a dieta pobre causa 75% das mortes por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
  • Que 79% das mortes atribuídas as doenças crônicas não transmissíveis ocorrem em países em desenvolvimento.
  • Que as DCNT explicam aproximadamente 60% de todas as mortes e 43% do ônus com as doenças no mundo, e é esperado um aumento de 73% de todas as mortes e 60% de doenças no ano de 2020.
  • Que aproximadamente 2 milhões de mortes por ano no mundo são atribuídas ao sedentarismo.
  • Que as principais conseqüências do sedentarismo na morbidade são a obesidade, hipertensão, diabetes e depressão.
  • Os benefícios da atividade física para a saúde biológica como, controle do peso corporal, melhora da tolerância a glicose, densidade mineral óssea, perfil de colesterol, redução da pressão arterial.
  • Os benefícios psico-sociais da atividade física, aumentando a auto-estima, aparência corporal, bem-estar, agilidade mental, reduzindo o sentimento de solidão, estresse, ansiedade e depressão.
  • Os benefícios indiretos da atividade física, baixando a taxa de violência nos indivíduos jovens, promovendo o estilo de vida sem a utilização do fumo e diminuindo outros comportamentos de risco como o sexo não seguro e o uso de drogas ilícitas.
  • Que os custos diretos elevados da inatividade física: $76 bilhões por ano nos Estados Unidos, $34,7 milhões em São Paulo no ano de 2002 e 2% a 3% dos custos médicos totais em diversos países desenvolvidos.
  • O impacto das celebrações do Dia Mundial da Saúde 2002, compreendendo 1987 eventos em 148 países dos 5 continentes, com mensagens traduzidas para 63 línguas; envolvendo a população, os formadores de opinião e redes de promoção da saúde.
  • A unânime decisão realizada na Assembléia Mundial da OMS 2002 na aprovação da resolução 55.23 da World Health Assembly comprometendo todos os membros dos estados a celebrar o “Move for Health Day” todo ano para promover atividade física como estratégia essencial para saúde e bem-estar.
  • Que a resolução 55.23 da World Health Assembly também chamada para o desenvolvimento de uma Estratégia Global em Nutrição, Atividade Física e Saúde para prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis.
  • O impacto das iniciativas locais, regionais, nacionais e continentais como o: Agita Sao Paulo, Agita Brasil, Active Australia, Muevete Bogotá; Risaralda Activa; Muevete Pues; A Moverse Argentina; Uruguay em Movimento; Venezuela em Movimento; Muevete Panama, Vida Chile, entre outros.
  • Que as instituições científicas internacionais como a OMS, PAHO, ACSM, FIMS, COPAMEDE, entre outros têm já desenvolvido uma declaração para promover a atividade física regular, como uma importante estratégia para a promoção da saúde.

Um dos momentos importantes para a Rede Agita Mundo, se deu em maio de 2004, quando a OMS - Organização Mundial da Saúde aprovou o documento intitulado: Estratégia Global sobre alimentação, atividade física e saúde.

Este documento após ampla discussão com diversos especialista, incluindo o Dr. Victor Matsudo representando Programa Agita São Paulo / Agita Brasil, sugere a ampla discussão para formulação de políticas públicas na área da alimentação saudável e promoção da atividade física e propõe ações no âmbito local e nacional e mundial (WHO, 2004).

Muitas destas estratégias sugeridas neste documento já eram utilizadas pelo Programa Agita São Paulo desde o seu lançamento em 1996. 

Assim foi possível a unificação de diversas experiências de promoção da atividade física, culminando assim na formação da denominada Ação Global da Atividade Física contando com a participação das seguintes redes:

mapa

  • A Rede de Atividade Física da África. Atualmente é o "braço" africano funcionando para a Advocacia Global para Atividade Física (GAPA), que representa o conselho de defesa para a Sociedade Internacional de Atividade Física e Saúde Pública.

    Site

  • A Rede de Atividade Física Pacífico Ásia foi lançada para garantir uma abordagem culturalmente e contextualmente adaptada para a promoção da atividade física na região, para promover o compartilhamento de informações e disseminar informações atualizadas sobre o nível de prevalência de atividade física, políticas, programas e diretrizes, e fornecer comentários com base em provas e suporte técnico.

    Site

  • A Rede Europeia para a Promoção da Atividade Física para a Saúde, trabalha para melhorar a saúde através da atividade física entre todos os povos da Região Europeia da OMS, reforça e apoia os esforços para aumentar a participação e melhorar as condições de estilos de vida saudáveis e para o transporte sustentável.

    Site

  • A Rede de Atividade Física das Américas, foi criada com o objetivo de integrar, fortalecer e disseminar as políticas e experiências de redes nacionais e promover a implementação de estratégias baseadas em evidências no contexto da saúde pública para promover estilos de vida saudáveis nas Américas.

    Site

CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul é onde está situada a sede central da Rede Agita Mundo, também colabora e atua ativamente em conjunto com redes regionais e internacionais.

 

 

Para mais informações entre em contato conosco pelo fone: (11) 4239-3211 ou Whatsapp (11) 96865-8538