34

Como celebrar

Respeitando a grande diversidade das cidades, abaixo estão algumas sugestões e dicas para a Celebração do Dia Mundial de Atividade Física.

Entre em contato e marque uma Reunião Inter-setorial com os responsáveis pelos Departamentos de Saúde, Educação e Esporte da sua cidade, para que possam conversar sobre a Celebração e decidirem se devem centralizar a programação das atividades ou elaborar ações em conjunto.

As Escolas podem aproveitar os intervalos e torná-los ativos, com mudanças decorativas nos ambientes alusivas ao tema do evento, realizar gincanas, peças teatrais, campeonatos esportivos, e pode-se fazer a divulgação das atividades no site da escola.

Os Centros de Saúde podem promover um encontro com o grupo de frequentadores e apresentar atividades especificas recreativas, como gincanas, brincadeiras, exercícios. Também vale realizar a decoração dos ambientes de acordo com o tema do evento.

Utilizar a Praça Central da cidade para realizar brincadeiras, encontros, e prestação de serviços básicos de saúde, solicitar junto a Secretaria de Manutenção de Espaços Públicos a permissão para a pintura de calçadas e ou palcos de acordo com o tema do evento, pedir a participação para a Associação de Pais e Mestres.

Envolver os Comerciantes da cidade para que apoiem e patrocinem a realização das atividades, seja em verba financeira ou produtos. Inclusão de mensagens nos sites das empresas. Espalhe convites nos comércios convidando a todos para participarem do evento.

Preparação de atividades recreativas e lúdicas durante todo o mês de abril utilizando a quadras, centros comunitários, centro de convivência da cidade. Trabalhar com jogos recreativos, de preferência em grupo.

Organizar arrecadações socias para doações em abrigos, asilos ou demais instituições de caridade. Entre em contato com as instituições para conhecer as necessidades e fazer uma arrecadação eficiente.

Espalhe cartazes pela cidade divulgando as atividades que serão realizadas durante todo o mês de comemoração. Peça autorização para distribuir os cartazes nos comércios, locais públicos, escolas, centros esportivos, postos de saúde, etc.

Realizar uma Caminhada pela cidade, entrar em contato com os grupos de atividades física, os escolares, trabalhadores, clubes, academias e demais instituições, convidando-os a participarem juntos na Caminhada. Distribuir faixas pela cidade, informando sobre o evento. Prepare bexigas, camisetas e faixas coloridas com o tema do evento.

Lembre-se de avisar todos os meios de comunicação da cidade, rádios, jornais, revistas, blogs, sites sobre o mês de comemoração, assim poderão utilizar os recursos de mídia gratuitamente pois certamente farão cobertura dos eventos anunciados.

Lembrando que todo o material de divulgação pode ser feito em parceira com a Prefeitura e/ou ainda custeado pelos apoiadores e patrocinadores em troca de digulgação de produtos e serviços, mas é importante começar a fazer os contatos com pelos menos 45 dias de antecedência. A arte para os materiais estarão disponíveis para download em nosso site na área Material de Apoio.

Organize seu grupo e participe conosco em São Paulo!

Faça como o pessoal da Santa Casa de São Paulo. A equipe reúne os usuários da Unidades Básicas de Saúde e todos os anos tem participado conosco na Caminhada Agita Mundo.

dmaf caminhada santa casa

Para mais informações entre em contato conosco pelos fones/fax: (11) 4229.8980 ou (11) 4229.9643 - contato