25
Como participar
Todos podem fazer a diferença para ajudar a população jovem a incluir a atividade física na sua rotina diária. Se você é pai, responsável, professor, técnico esportivo, administrador escolar, membro do conselho escolar,membro da associação de pais e mestres, coordenador de programas esportivos e recreação ou qualquer pessoa que cuide da saúde da população jovem, aqui estão alguns passos que você pode executar:
Todos podem
- Indicar locais convenientes, seguros e adequados para a população jovem brincar, jogar e fazer parte de programa de atividade física.
- Encorajar administradores, membros do conselho ou da APM darem suporte à Educação Física diária e a outros programas que promovam a atividade física por toda a vida (não necessariamente esporte competitivo).
- Dar bons exemplos ao ser fisicamente ativo, ou de como ter uma alimentação saudável e não fumar.
- Falar para os jovens sobre programas de esportes e recreação na sua comunidade.
- Desencorajar o uso da atividade física como forma de punição.
Pais e responsáveis podem
- Encorajar suas crianças a serem fisicamente ativas.
- Identificar o que a sua criança quer de programas de atividade física e ajudá-la a encontrar as atividades apropriadas.
- Ser voluntário para ajudar a sua criança em programas de times esportivos e de recreação.
- Brincar e ser fisicamente ativo com sua criança.
- Ensinar à sua criança regras de segurança e fazer que ela use roupas e equipamentos necessários para praticar seguramente certas atividade físicas (ex.: skate ou roller).
Estudantes podem
- Ter metas para incrementar sua atividade física e monitorar o seu progresso.
- Encorajar amigos e membros da família para serem mais ativos fisicamente.
- Usar roupas que protejam e equipamentos apropriados que previnam lesões e doenças.
- Encorajar os diretórios acadêmicos ou grêmios estudantis para defender as aulas de Educação Física e os programas após o período de aulas que sejam atrativos para todos os estudantes.
- Realizar cursos extracurriculares explorando os temas transversais: atividade física e saúde.
Professores e técnicos podem
- Usar o currículo priorizando atividades que promovam o estilo de vida ativo por toda a vida, adotando as sugestões do PCNs ou as sugeridas pelo Programa “Agita São Paulo”.
- Manter os estudantes em movimento durante as aulas de educação física.
- Garantir que a população jovem conheça regras de segurança e use roupas e equipamentos apropriados.
- Requerer aulas diárias de Educação em Saúde e Educação Física para os estudantes de todas as séries.
- Garantir que a Educação Física e os programas extracurriculares ofereçam atividades ao longo da vida, como caminhada e dança.
- Enfatizar a vantagem da atividade e do prazer sobre a competição.
- Ajudar os estudantes a se tornarem competentes em muitas habilidades motoras e comportamentais.
- Envolver a família e as organizações comunitárias em programas de atividade física.
- Nunca usar a atividade física, como flexão de braços ou corrida, como forma de punição.
- Fornecer tempo durante o dia, como o intervalo, para atividade física não estruturada, como caminhada ou pular corda, entre outras.
- Contratar especialistas em atividade física e técnicos qualificados.
- Garantir que as estruturas escolares sejam limpas, seguras e que sejam abertas aos estudantes durante o período não escolar e as férias.
- Fornecer programas de promoção da saúde para funcionários e para o corpo docente.
- Fornecer aos professores treinamento em promoção da atividade física dentro da escola.
Coordenadores de programas esportivos e de recreação podem
- Fornecer um mix de esportes competitivos e não competitivos, exercícios que promovam a melhora da aptidão física ao longo da vida e atividades recreacionais.
- Incrementar a disponibilidade de parques, piscinas públicas, trilhas para caminhar e pedalar e outros lugares para a atividade física.
- Garantir que as estruturas físicas tenham segurança ou excedam o padrão de segurança.
- Garantir que os técnicos tenham competências apropriadas.
- Trabalhar com escolas, empresas e grupos comunitários para que a população jovem de baixa renda tenha transporte e equipamento apropriado para programas de atividade física.
Formas de agitação
Questionário
Aplicação do questionário para diagnóstico do conhecimento e do nível de atividade física da sua comunidade. Aplicando o questionário você poderá verificar o efeito da sua contribuição nas modificações do conhecimento e do comportamento da sua comunidade. Desta forma, com dados concretos, ficará mais fácil conseguir novos parceiros (instituições governamentais e não-governamentais) para a continuidade do programa.
Divulgação
Identificação das redes de divulgação que podem ajudar na apresentação do evento, tais como: Postos de Saúde, Delegacias de Ensino, Centros da Maioridade ou da Terceira Idade, Lions Club, Rotary Club, Associação Amigos de Bairro, Instituições Religiosas, Empresas, Locais Públicos (praças, terminais de ônibus, feiras, etc.).
Distribuição
Distribuição do material de informação do Programa: folders, cartazes, manuais dentro das lideranças da comunidade e nos locais alvo (escola, empresa e centros da terceira idade, centros de saúde). Afixe cartazes ou adesivos em locais estratégicos na sua instituição como elevadores, escadas, banheiros, etc.
Imprensa
Informação à imprensa e mídia local do objetivo do programa e das possibilidades de contribuição.
Apoio
Contato com entidades governamentais e não-governamentais na busca de apoio para o desenvolvimento do evento ou programa e a reprodução de novos materiais informativos.
Jornadas
Organização de jornadas de formação e informação para líderes comunitários, profissionais de saúde e/ou entidades no desenvolvimento do Programa.
Eventos
Organização de eventos na comunidade que envolvam grandes grupos e que contribuam para a difusão dos objetivos do programa: Dia da Atividade Física, Dia da Criança Ativa, Dia do Trabalhador Ativo, Dia do Idoso Ativo. Aproveite os eventos já agendados na sua instituição ou na sua comunidade e coloque cartazes ou faixas do Programa, distribua adesivos e divulgue a mensagem principal do Programa.
Diagnóstico
Levantamento de locais (espaço físico já existente) que possam ser utilizados pela comunidade para prática de atividade física (escolas, centros comerciais, estacionamentos, empresas, igrejas, etc.).
Promoção
Inclusão do tema em congressos, eventos, simpósios locais, sem importar a área de atuação.
Calendário
Organização de um calendário das atividades físicas, esportivas ou de lazer ativo já existentes na sua comunidade, facilitar e ampliar a divulgação destas atividades.
Frases
Coloque as mensagens do programa na espera telefônica ou secretária eletrônica da sua empresa, no hollerith dos funcionários, no papel timbrado da instituição ou utilize carimbos na sua correspondência. No caso de estádios ou ginásios coloque as mensagens nos placares eletrônicos durante os jogos ou eventos.
Logotipo
Utilizar o logotipo do programa para reforçar a idéia de comunidade ativa.
Material de apoio
Clique nas imagens para download.
Veja outros materiais de apoio. CLIQUE AQUI.
For more information, please contact us by phones/fax: +55 11 4229.8980 or +55 11 4229.9643 - contact